segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Conheça 7 projetos sociais inovadores de alunos da América Latina

Soluções inovadoras e que promovem melhorias em suas comunidades. Esse foi o grande objetivo dos mais de 4 mil projetos de toda a América Latina inscritos no programa Respostas para o Amanhã 2019, da Samsung. Ao todo, sete projetos de diferentes países foram reconhecidos como vencedores durante uma cerimônia de premiação realizada na sede da Samsung América Latina, em São Paulo.
Os alunos do ensino fundamental e médio de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai, assim como seus professores, puderam expor seus projetos e interagir com os executivos da empresa durante o evento.

Criado em 2010, o programa foi implementado na América Latina em 2014 e já impactou mais de 200 mil estudantes latino-americanos. De acordo com Mario Laffitte, Vice-Presidente para Assuntos Corporativos e CRO da Samsung América Latina, a inovação presente nos projetos é o que inspira a empresa a continuar com o programa. “Sabemos que a educação para as futuras gerações é a base de tudo. Ao oferecer soluções para necessidades reais por meio da tecnologia, esses jovens dão mais um passo para se tornarem líderes pioneiros em mudanças sociais significativas”, ressalta.

Conheça os projetos:

1. Isi ta matche - A verdadeira energia (Argentina)

Em Salta (Argentina), existe um projeto de educação bilíngue para manter a língua Wichi e preservar a cultura original, mas carece de infraestrutura e energia; portanto, as aulas acabam ocorrendo ao ar livre, uma vez que estão longe da distribuição de eletricidade. Dessa forma, os alunos optaram por usar um gerador que aproveitaria duas das fontes mais abundantes na área, eólica e solar. A ideia consiste em um extrator industrial que tem a vantagem de girar com uma fração do vento que um gerador convencional precisa, contando também com um painel solar que reforça o acúmulo de energia nas baterias, que alimentam as lâmpadas LED.
2. Desenvolvimento de biofilme a partir de folhas de goiaba para várias aplicações (Brasil)
Desenvolvido por alunos do terceiro ano da escola EEMTI Marconi Coelho Reis, em Cascavel, Ceará, o projeto consiste em uma matriz polimérica biodegradável a partir de folhas de goiaba (Psidium), que pode ser usada em curativos para vítimas de queimaduras ou pessoas com lesões cutâneas.

3. Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água do Lago (Chile)

Os estudantes chilenos de Los Ríos, região sul do Chile, estavam preocupados com a preservação dos recursos hídricos naturais locais. A equipe construiu um monitor flutuante que usa GPRS para fornecer temperatura da água, pH e condutividade elétrica, entre outros dados de qualidade em tempo real para telefones celulares. O dispositivo inclui painéis fotovoltaicos e baterias para permanecer autônomo e fornecer relatórios contínuos aos habitantes do entorno.
4. “Democilador” (Colômbia)
Essa iniciativa busca preservar e conservar a balsa branca, uma árvore nativa em risco de extinção, que beneficia a flora e a fauna da região, por meio de um mecanismo sustentável de extração de mucilagem, um insumo natural para a limpeza do suco de cana. Dessa forma, a equipe busca promover a sustentabilidade da indústria da cana por meio de técnicas ecológicas.

5. CARR. B: sistema automatizado de lombadas de baixo custo (México)

Desenvolvido por alunos da C.E.C. e T. No.3 “Estanislao Ramírez Ruiz”, o projeto consiste em um dispositivo no qual é possível realizar a mistura do pavimento, além de realizar a sua aplicação para cobrir apenas os espaços onde tenham buracos, evitando gastos desnecessários. O projeto oferece vantagens de baixo custo de produção, é menor que as máquinas para mistura de pavimentos e possui maior funcionalidade, pois diminui o tempo e o custo de manutenção.

6. Um doce propósito (Panamá)

O projeto consiste na criação de um sistema que permite a conservação das abelhas em áreas seguras, para evitar que elas sejam extintas. Os estudantes, com a orientação de professores de matemática, física, apicultura e botânica, projetaram e criaram um sistema de três componentes: um robô autônomo chamado "Clicker"; um braço chamado "Veronica" e uma colmeia, operada pelo "Clicker". Assim, o projeto visa incorporar um sistema que forneça alimento para as abelhas durante todos os meses do ano. Por meio de um sistema de colmeia com tampa removível, um braço robótico derramará um xarope como um complemento alimentar para as abelhas durante o inverno, período em que há pouca abundância de pólen.
O processo incluiu a criação de um canteiro de plantas de mel para reflorestar áreas do campus, bem como um dia de conscientização sobre a importância das abelhas. Eles organizaram passeios para apresentar as plantas que beneficiam as abelhas e ofereceram mudas de planta, para que os visitantes em suas casas.

7. Bengala Eletrônica: Tecnologia Assistiva para Cegos (Peru)

O projeto desenvolvido por estudantes da “Juan Pablo Vizcardo” e da Escola “Guzmán Zea”, localizada em La Victoria, distrito de Chiclayo, Lambayeque, propõe a criação de uma bengala eletrônica para cegos, que, usando sensores ultrassônicos e vibradores de celular, pode alertar o usuário para um obstáculo próximo, prevenindo acidentes e proporcionando segurança e autonomia à pessoa que o utiliza.

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